terça-feira, 7 de julho de 2009

The X Files - Episódio Piloto




Ok...lembram do moço de quem falei no post anterior?Bem, meu povo responderia um sonoro SIM e ainda me jogariam no porão do fundo do poço por ter tido a audácia de fazer uma pergunta dessas...Mas enfim, algumas pessoas ainda não tiveram o prazer de conhecer esta pessoa e é meu dever, como o anjo que sou, apresentá-lo.
O nome do filhinho é Fox Mulder e a série que nos trouxe este ser, The X- Files (Arquivo X). Ela foi criada por um surfista doidinho, porém muito espertinho, chamado Chris Carter. O episódio Piloto foi lançado em 10 de Setembro de 1993. Foi exibida pela FOX durante nove temporadas e aqui no Brasil, quem nos deu a honra foi a Rede Record. Também marcou presença nas telonas com dois filmes e tanto ela quanto seus atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson, ganharam inúmeros prêmios. Tudo isso pode ser conferido nos boxes que foram lançados em DVD.
Como fã incondicional dessa série não poderia começar isso aqui de outra forma. Na minha humilde opinião (e não é somente meu lado fã falando), o piloto de Arquivo X é um dos melhores já produzidos. E ele começa exatamente assim:

“Esta história foi inspirada em fatos documentados”


Arquivo X gira em torno de dois agentes do FBI que investigam casos recheados de fenômenos para os quais não se têm muita explicação. A idéia central consiste no fato de que existe vida lá fora. Sim, pessoas, essa série vai tentar te convencer de que não somos os únicos nesse universo de meu Deus...e o governo sabe disso. Mas como todos nós sabemos, ele tem muitos interesses e não quer dividir o bolinho com a gente.
Enfim, o que Arquivo X vai te dizer é que eles estão sim entre nós e na maioria das vezes querem chupar teu sangue, sugar seu câncer, ou até mesmo devorar teu fígado. E não se espante se algumas vezes você ficar com pena do mutante...
O Piloto desta série conta uma história que se passa em Bellefleur, cidade do Oregon, onde uma série de jovens que têm em comum o fato de serem da turma de 89, são achados mortos e com duas marcas nas costas no meio da floresta. Você será apresentado a Billy Miles, jovem que praticamente vive como um vegetal e voltará à série anos mais tarde em um dos finais de temporada mais fantásticos que eu já vi. O excer que não venera Requiem se apresente, por favor, porque ainda não conheço tal criatura.
Aff...vocês já devem ter percebido que eu me empolgo e me perco facilmente, certo???Sim, fato...eu avisei que mnha cabeça é uma salada...mas vamos voltar ao Piloto.
Bem, mesmo antes de conhecer nosso moço, somos apresentados a uma mulher baixinha, ruiva e capaz de fazer autópsias em gatos com utensílios domésticos na pia da cozinha...mas isso não vem ao caso agora. Nesse comecinho ela é apresentada apenas (oi?) como uma mulher extremamente inteligente, médica com ótimas referências que resolveu buscar maiores desafios ao ingressar no FBI e com tudo pra chegar ao alto escalão, exceto uma coisa: a criatura tinha muito caráter. E quem vier a acompanhar a série verá que isso não é muito apreciado neste trabalho. Verá também que ela muda muito ao longo desses nove anos e a única coisa que posso garantir é que você só vai conseguir admirá-la ainda mais. Fato!
Suas primeiras cenas consistem em andar pelos corredores do FBI de forma simpática, esboçando o que poderíamos chamar de um sorriso...Não se acostume...Você não verá muito dessa leveza nos próximos anos, mas quando ver, pode ter certeza que se sentirá forçado a sorrir também...Aff...esqueci de falar o nome dela....Dana Scully...guarde esse nome.
Nosso moço já é uma outra história...bem...talvez nem tanto assim...ele também é uma pessoa extremamente inteligente, psicólogo formado em Oxford, dono de um humor peculiar e adorador de filme pornô. Porém, também é uma pessoa extremamente atormentada pelo sumiço da irmã caçula quando esta tinha apenas 8 anos. Ele estava presente quando o fato aconteceu e se já não bastasse esse drama e a culpa que sente, ainda atribui o feito a extraterrestres...É isso mesmo...Mulder acredita que sua irmã foi abduzida pelos carinhas cinzas(sim...você também aprenderá que eles não são verdes)e dedica sua vida a tentar encontrá-la. Como a vida é sempre uma caixinha de surpresas, ele acaba tropeçando em um certo porão onde encontra uma série de casos não resolvidos pelo FBI e que envolviam fenômenos inexplicáveis...Não deu outra...O cara se meteu nesse porão e lá ficou...Inicialmente com uma parceira não muito querida e carinhosamente chamada por nós excers, de Boca Torta, mas você é livre pra chama-lá de Diana Fowley também, se assim o desejar. Mesmo assim, não se preocupe...você só a conhecerá temporadas depois. Graças a Deus!
No Piloto podemos ver Scully sendo recrutada para trabalhar, ou melhor, espionar Mulder, com direito a relatórios periódicos e tudo. Porém apesar de parecerem água e óleo, já dá pra perceber no primeiro encontro, que essa parceria seria mais que perfeita, pois Mulder e Scully são opostos perfeitos.
Na minha opinião, o clímax do Piloto é a cena em que Mulder e Scully, debaixo de uma chuva torrencial, desvendam seu primeiro caso. Cara...eu simplesmente amo essa cena!!!Pense em uma empolgação...é daquelas cenas em que você está tranqüilamente sentada no sofá...assistindo...e daqui a pouco quando você vê, está gritando e pulando em cima do sofá junto com eles...Não, não é exagero!É ali que você sente que essa é uma série diferente das outras...Eles não são dois personagens que foram criados para fazer ceninhas vazias e ter um casinho de cinco episódios em uma temporada qualquer. Se existe isso de amizade, é o que eles têm. Se existe isso de almas gêmeas, é o que eles são.
Outra cena marcante e que leva o povo excer à loucura é a cena do motel em que Scully acha duas marcas em suas costas, iguais às marcas das jovens vítimas da turma de 89 e, assustada, corre para o quarto de Mulder para pedir que ele verifique. Após ele se certificar de que não é nada demais, eles ficam conversando e Mulder acaba contando pra ela (e pra nós) a história do sumiço de sua irmã, assunto que vai movimentar esta história por muito tempo e vai dar muito pano pra manga...
No Piloto, podemos ver também um personagem pra lá de misterioso e que nesse episódio sequer tem falas, mas será facilmente reconhecido nas próximas temporadas por suas intrigas e seu famoso cigarro.
Arquivo X é recheado de diálogos inteligentes, tiradas sarcásticas e frases que grudam na sua mente. Não tem jeito. Qualquer excer que se preze, conhece frases como “I want to believe”, “The truth is out there” e “Tustno1”. São marcas da série, que aliás, é conhecida por ter uma legião de fãs fiéis e apaixonados.
Eu aprendi muito com essa série...muito mesmo...cada diálogo, cada olhar, cada gesto...tudo tem tanto significado...Nada em Arquivo X é gratuito. Respeito, amizade, amor, coragem, integridade, justiça...tudo isso está presente nessa série. Mulder e Scully não têm superpoderes...não é assim que eles enfrentam os vilões, sejam eles terráqueos ou não...Eles usam duas coisas que ultimamente não tem muito lugar no mundo: cérebro e coração!!!Definitivamente não é uma série pra qualquer um...
E se eu fosse você não deixaria de dar uma olhada...
Aí vão alguns lugares onde você pode conhecer um pouco mais sobre a série e talvez encontrar alguns fãs:

The X Files - I want to believe

Arquivo X - Episode Guide

X Fonte




Enjoy!!!


Té mais!







7 comentários:

  1. Own... fiquei com a lágrima de pusher agora (vejam AX q vão entender)... QUE LINDO esse post. Sim, essa série não é pra qualquer um, e sem dúvidas é a melhor série de todos os tempos! Você percebe isso logo de cara ao ver o piloto. A cena que eu surto completamente? "WE LOST NINE MINUTES! OH YEAH! UHUU!" *.* Mas é incrivelmente empolgante a cena que eles reolvem o caso, sempre fico rindo que nem abestalhada! Aff... saudades...

    ResponderExcluir
  2. Ownnn! Que coisa linda Raffa! Amei sua introdução à Arquivo X para iniciantes!!!
    A-do-ro! Vai viciar um monte de gente!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Eu aaaamooo o Piloto! Amoo a cena do primeiro encontro! Amo a cena do Motel! Amo eles saindo na chuva depois de perder os minutos! Amo eles rindo em frente a uma cova!

    Amo Mulder e Scully! Amo AX! Amo Chris Carter, esse surfista parafinado e doido e mau! Amo o Franquito tb! E amo DD e GA!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É amor demais! :D


    Raffa, belíssimo post! Parabéns! Tá escondendo o jogo, né? Kd os seus comentários para o meu blog e da Cleide? Má! kkkkkkkkkkkkkkk Brincadeira!

    Puxa... já vi que vou ler os posts até das milhares de séries que você conhece e eu não... Qual a próxima?

    Beijos e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  4. Raffa que lindo o post
    adorei...
    essa série é maravilhosa mesmo...apaixonante
    o piloto então...lindo
    bjão
    go go Raffa

    ResponderExcluir
  5. Raffa... sem palavras... e quanto ao que vc escreveu sobre a Scully... poutz! Sem palavras... e Mulder... ownnnn... que fofo!

    Sabem que meu vício eterno é o epi Piloto, né? Pois é...

    Agora vou me aventurar em blogs alheios de umas certas batinhas... afffff!!!!

    ResponderExcluir
  6. "Se existe isso de amizade, é o que eles têm.Se existe isso de alma gêmeas, é o que eles são"
    Vc não é fraca não em ?Excelente post.Parabéns Raffa!
    Vou aproveitar e te cobrar logo, vc vai fazer um post falando mais de minha e somente Scully né?rs

    ResponderExcluir
  7. Hummm...Sou uma Scullysta ferrenha...esse pedido é uma tentação...Fato!Não pretendia fazer um post falando sobre personagesn específicos não, mas como disse, isso aqui será uma bagunça, então é bem provável que faça...ainda mais agora que vc me fez ficar com isso na cabeça...hihihi

    Abraços!!!

    ResponderExcluir